Página InicialPágina Inicial
Sobre nósSobre nós
Abate e LimpezaAbate e Limpeza
SerraçãoSerração
Ferrag./FerramentasFerrag./Ferramentas
Agro-JardimAgro-Jardim
ContactosContactos

Regulamento UE 995/2010
 

Legislação Europeia que regula o Sistema de Deligência Devida para o rastreamento da madeira e produtos derivados

Normativo ISPM 15
 

Normativo internacional que define os requerimentos para a circulação de paletes e embalagens de madeira entre mais de 75 países incluíndo a UE, EUA, Canadá, Austrália, China e Japão.

  • Tamanhos e formatos standard
    Temos disponíveis um conjunto de paletes de tamanhos e designs pré-definidos para além de uma vasta variedade de tamanhos de tábuas, barrotes e ripas. Produzimos igualmente para grandes quantidades e sob consulta, tamanhos personalizados de todos estes produtos.
     
  • Cumprimento da legislação em vigor
    O nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) — Bursaphelenchus xylophilus, agente causal da doença da murchidão dos pinheiros, é um dos organismos com maior potencial destrutivo para a floresta de coníferas. Este organismo tem sido responsável por fortes limitações ao comércio internacional de madeira, sendo considerado organismo prejudicial para a União Europeia e listado como organismo de quarentena pela Organização Europeia e Mediterrânica de Proteção de Plantas (OEPP). A Covelo e Pinto participa activamente no combate a esta praga, tanto na detecção de árvores doentes durante os cortes e limpezas, como no rastreamento preventivo do nemátodo. De modo a eliminar o risco de propagação do nemátodo, toda a nossa produção cumpre os requisitos da ISPM15, através de tratamento por choque térmico. A Covelo e Pinto é fiscalizada frequentemente pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo - Ministério da Agricultura e do Mar, ao abrigo do plano nacional para erradicação do nemátodo da madeira do pinheiro.
     
    A União Europeia tem estado particularmente preocupada com o aumento do consumo de madeira, que tem levado a uma exploração agressiva de recursos, nomeadamente em zonas protegidas ou particularmente sensíveis a nível internacional, que poderão causar desertificação massiva, redução da captação de CO2 e redução da biodiversidade. Neste sentido o regulamento UE 995/2010 vem regulamentar a obrigatoriedade de rastreamento de toda a madeira que dê entrada no mercado comunitário, desde o produtor até ao consumidor final. A Covelo e Pinto implementou nos seus procedimentos internos metodologias de modo a garantir o cumprimento deste regulamento, que visa garantir aos seus clientes o abate legal de toda a madeira transformada.

  • Estilha

  • Carrasca

  • Serradura

  • Lenha